Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Middle Way

The Middle Way

05 de Junho, 2017

Um acordo no dia do ambiente

JR

Tenho andado a pensar neste abandono do Acordo de Paris pelo Trump. Fico revoltada com estas coisas! Se existe algo cientificamente comprovado e empiricamente evidente é a deterioração do meio ambiente. Não preciso de ir ler estudos científicos para ter a certeza que temos de travar este descontrolo industrial (lê-los só me ia deixar deprimida, na verdade). Mas, enfim, pouco mais seria de esperar desta presidência...

...mas dei por mim a pensar: será que no conforto da minha casa faço tudo que posso para reduzir o nosso desperdício? Será que faço a minha parte? Tenho melhorado muito nos últimos anos mas admito, também, que podia fazer muito mais. Sei que eu, sozinha, nunca vou poder recuperar do estrago que o Trump possa vir a causar. Mas se todos pensarmos assim, nada vai para a frente. Damo-nos muito pouca importância neste aspecto. E mudar dá trabalho.

 

Neste Dia do Ambiente dei por mim a renovar este Acordo Doméstico de sermos uma família mais sustentável. Voltei às minhas pesquisas.

 

Onde podemos melhorar então?

Algumas ideias, simples e económicas, que partilho com vocês.

 

1. Substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED - A energia das lâmpadas LED é convertida em luz e não em calor, portanto existe um menor desperdício energético. Têm, também, uma maior durabilidade. Por outro lado, as lâmpadas LED não têm na sua constituição metais pesados, como chumbo e mercúrio. Benéfico, igualmente, em termos económicos.

 

2. Desligar aparelhos electrónicos mais vezes - a maioria mantém-se em stand by, mantendo o consumo de energia. Desligá-los da tomada, quando passamos o dia fora de casa ou quando vamos passar o fim-de-semana fora, vai permitir poupar energia e poupar na conta da luz.

 

3. Arranjar maneiras alternativas e criativas de aquecer a casa no Inverno - a principal: deixar a luz do sol entrar. Aparentemente, convidar amigos para uma festa caseira ajuda no aquecimento da casa. Cada pessoa consegue emitir a mesma quantidade de calor que um aquecedor de 100 watt. 

 

4. Manter o frigorífico na sombra - Um frigorífico ao sol vai utilizar mais energia para se manter a baixas temperaturas. Pequeno reminder to self: abrir a porta do frigorífico menos vezes. Cada vez que a porta é aberta a temperatura no interior do frigorífico aumenta.

 

5. Forno multitask - utilizar os vários níveis do forno para assar vários alimentos ou re-aquecer comida já feita enquanto cozinha um bolo, por exemplo. Reduzir o número de vezes que abrimos a porta do forno para ver como está o nosso petisco também pode ser uma boa ideia.

 

6. Plantas domésticas - para além de ficarem muito bem na decoração, são uma forma natural de purificar o ar (ex.: planta aranha).

 

7. Fechar a torneira enquanto lavamos os dentes.

 

8. Utilizar, maioritariamente, a descarga curta do autoclismo - se tiver essa opção, claro.

 

9. Abrir as janelas mais vezes - a circulação do ar é óptima para prevenir o crescimento de bactérias e fungos. Especialmente importante nas casas de banho. Desta forma, vamos precisar de usar, menos vezes, produtos químicos tóxicos para remover bolores.

 

10. Preferir o duche ao banho - um duche rápido e eficiente utiliza cerca de 14% da água que se gasta num banho de imersão.

 

11. Utilizar papel higiénico/rolos de cozinha reciclados.

 

12. Lavar a roupa a 30ºC - aparentemente, existe uma redução energética de cerca de 40% quando comparado com temperaturas mais elevadas.

 

13. Utilizar detergentes concentrados - estes têm uma menor embalagem e uma pegada ecológica menor devido aos custos de transporte mais reduzidos.

 

14. Utilizar, mesmo, os sacos de compras reutilizáveis.

 

15. RECICLAR!

 

16. Usar mais vezes as escadas - bom, é capaz de reduzir também a conta do ginásio...

 

17. Reduzir o consumo de carne - não sou extremista e não falo em abolir o consumo de carne. Contudo, se reduzirmos a quantidade de carne que ingerimos já vamos estar a contribuir positivamente para a melhoria do nosso ambiente. Imensa água e dinheiro é gasto para alimentar gado. Florestas são destruídas para alojar esse mesmo gado. À medida que a população mundial aumenta, a alimentação à base de carne não é, de todo, sustentável.

 

Na verdade, são ideias bastante simples e lógicas. Mas preciso de as ler e relembrar com frequência para que se tornem intuitivas. Todos podemos fazer melhor. É preciso ACÇÃO!

 

Aceito ideias, claro!!

Feliz dia do Ambiente!

 

 

0a866bbb1694b80953c55018b44d2962.jpg

 

 

 

 

Follow

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.