Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Middle Way

The Middle Way

26 de Junho, 2017

O exército de terracota - visitas inesperadas em família...

JR

IMG_20170626_005439.jpg

 

...quando os planos saem furados.

 

O plano original era outro, completamente diferente. Saímos por volta das 10 da manhã em direcção a Montemor-o-novo. Já estava nublado mas, quando chegamos ao nosso destino, já chovia e levantava-se um vento frio. Era suposto almoçarmos e, depois, passarmos uma amena tarde no Monte Selvagem, uma reserva animal perto de Montemor. Claro que tiramos o nosso cavalinho da chuva (quase literalmente). Almoçamos e regressamos a Lisboa.

 

Mas apetecia-nos pouco passar a tarde em casa. Os fins-de-semana com a família toda junta não abundam e queríamos aproveitar para fazer alguma coisa diferente, em conjunto. Decidimos, portanto, conduzir pela marginal na expectativa que nos surgisse uma ideia maravilhosa. Ao passar pela Cordoaria Nacional, demos de caras com a exposição do Exército de Terracota de Xi´an. Fantástico! Era mesmo isso: plano ideal para dias de chuva.

 

E lá fomos nós. A bebé foi no seu carrinho e confesso que ainda a tentei adormecer (estava na hora da sua sestinha e ela estava com aqueles olhos de sono gigantesco...). Mas nada feito. Ela já adora ver tudo o que está à sua volta. Claro que apenas consegui fazer uma leitura rápida da contextualização histórica da exposição e, logicamente, não conseguimos ficar mais de 30 segundos na sala do documentário - alguém, de chupeta, decidiu começar a conversar. Não sei quem...juro...

 

Mas gostei muito! Na impossibilidade de ir, num futuro próximo, a Xi´an, esta foi uma boa alternativa. A exposição apresenta réplicas, à escala, da obra original.

Este exército, com mais de 8000 figuras já desenterradas, foi descoberto em 1974 por agricultores chineses que escavavam um poço de água. As posteriores escavações arqueológicas trouxeram para a luz do dia o famoso exército de terracota do mausoléu do primeiro Imperador da China, Qin Shi Huang. Este exército tinha o propósito de proteger o Imperador na sua afterlife - não sei o que ele esperava encontrar lá, mas que se preparou bem, preparou!

 

 

Collage 2017-06-26 16_08_11.jpg

 

Os bilhetes para adultos custam 11€ e as crianças até aos 11 anos pagam 8€. A exposição, situada na Cordoaria Nacional, teve início a 10 de Junho e está disponível até 30 de Setembro.

Horário: Seg. a Sex. das 10h às 18h.

              Fins-de-semana e feriados das 10h às 20h.

 

 

IMG-20170625-WA0029.jpg

 

IMG-20170625-WA0030.jpg

 

Um programa para pequenos, muito pequenos e graúdos.

Follow

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.