Mudanças a granel
É aos poucos que se começa.
Há pouco mais de uma semana, decidi experimentar as compras a granel. Apesar de várias superfícies comerciais já terem disponível a venda de alguns produtos nesta modalidade, a verdade é que a oferta é sempre limitada.
Mas, como toda a mudança exige alguma preparação, tenho andado em procuras cibernáuticas e dei de caras com a Maria Granel, uma loja em Lisboa de venda de produtos a granel. Tinha uma pequena lista de compras (o planeamento é essencial!), juntei frascos vazios e coloquei-os num saco reutilizável. Apanhei o metro e, de livro na mão, lá fui eu até ao bairro de Alvalade - um bairro acolhedor, cheio de vida e de lojinhas e cafés diferentes. A Maria Granel conquistou-me de imediato. O espaço é bonito, amplo e a oferta é...esmagadora. Podemos encontrar de tudo: especiarias, farinhas, sementes, leguminosas, chás, frutos secos e desidratados, granolas, café, mel ... e muito mais. Dei, previamente, todos os meus frasquinhos para serem pesados e, pouco depois, comecei a enchê-los. Claro que trouxe alguns extras...impossível resistir.
Apesar de carregada com o peso dos frascos, vim feliz. Zero plástico nestas minhas compras. Aquilo que encontrei disponível foi mais do que estava à espera. Precisamos de mais lojas assim, distribuídas pelas cidades, pelo país. Podemos ver e cheirar aquilo que vamos comprar, sem estar escondido nas suas embalagens. E, também importante, as cozinhas ficam muito mais bonitas...
Procurem nas vossas áreas de residências lojas assim. Façam um planeamento das vossas compras. Guardem os frascos de vidro que vão comprando. Utilizem os sacos reutilizáveis.
Simples, mas faz a diferença (até no orçamento familiar!)