Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Middle Way

The Middle Way

05 de Setembro, 2017

Monte Selvagem - um dia bem passado

JR

A minha relação com os jardins zoológicos é bastante ambígua. O contacto com animais que, de outra forma, nos são remotos é fascinante! Mas o cativeiro, as jaulas, a domesticação sempre me fez confusão. Por isso, visitar o Monte Selvagem foi uma agradável surpresa.

 

Esta reserva animal, privada, está situada em Lavre, perto de Montemor-o-Novo (+/- a 1 hora de Lisboa). É um parque com uma forte vertente lúdica e pedagógica, tendo vários jogos espalhados pelo seu terreno, que visam o ensino da sustentabilidade. Segue critérios de coerência ambiental, focando-se na preservação das espécies. Os animais encontram-se, em muitos casos, em liberdade.

 

Têm uma quintinha, onde vários animais se espreguiçam pelo terreno em belas sestas. Os visitantes podem entrar e contactar directamente com eles. Numa das zonas do parque, os animais de maior porte encontram-se soltos, sendo possível vê-los de perto através de um passeio de tractor. As restantes espécies encontram-se em zonas delimitadas, mas espaçosas. Vários jovens identificados tratam, cuidadosamente, deles. Afáveis e comunicativos, prontamente nos forneceram informações. 

 

Collage 2017-09-05 16_02_33.jpg

 

Ao longo do parque, várias zonas recreativas fazem as delícias dos mais novos (e não só). Desde casas nas árvores, baloiços feitos de pneus, mesas de cortiça. Um verdadeiro reaproveitamento de materiais que tornam o parque ainda mais bonito.

 

Collage 2017-09-05 15_34_14.jpg

 

Para quem tiver mais calor, vários postos com mangueiras podem ser utilizados para épicas guerras de água! 

 

A pequenina adorou andar por ali. Ver, ao vivo, os animais dos seus livros e brincar em todos os recantos, cuidadosamente, criados para os mais novos deixou-a feliz (e cansada!). Será um local a regressar quando ela for mais velha, para que possa interagir ainda mais com o espaço e aprender um pouco mais sobre a Natureza.

 

Já eu...continuo a sonhar mudar-me, um dia, para o Alentejo...

 

 

IMG_20170903_201332_102.jpg

 

 

 

Follow

4 comentários

Comentar post