Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Middle Way

The Middle Way

06 de Novembro, 2017

Pequenas ideias para mudar o mundo #5 - pratos e panelas

JR

IMG_20171106_115552.jpg

 

 

Já não é a primeira vez que falo num detergente caseiro feito à base de sabão de castela. Este fim-de-semana tive de reabastecer o nosso stock, pelo que aproveito para partilhar a receita com vocês.

 

Já há algum tempo que não compro detergente da loiça. Tenho lavado os pratos com este detergente que eu própria faço - em 5 minutos!

Uma vez que é feito com sabão de castela, tenho a certeza que não estou a utilizar nenhum ingrediente nocivo para o meio ambiente. Utilizo os óleos essenciais que quiser para lhe dar o aroma perfeito! As únicas embalagens de plástico (reciclado) que utilizo são as do sabão de castela do Dr. Bronner´s - cada embalagem dura-me imenso tempo (e também as utilizo para fazer o detergente para o chão...!).

 

Este detergente, sendo uma versão diluída, faz menos espuma que os detergentes de compra. Considero que, a diluição que eu uso, funciona perfeitamente para nós. Basta pôr um bocado do detergente na esponja da loiça e lavar logo, sem passar a esponja previamente por água. De qualquer forma, podem utilizar o sabão de castela puro, sem adicionar água (aí terão muuuuita espuma), mas penso que será um desperdício de recursos e dinheiro. 

Não tenho problemas a desengordurar a loiça. Pratos e embalagens de silicone e de plástico podem necessitar de mais do que uma passagem de detergente, mas isso já me acontecia com os detergentes de compra também. O meu truque para loiça mais difícil de desengordurar já é antigo. Aprendi-o nos tempos da faculdade com um rapaz meio italiano: colocar o detergente directamente na mão e lavar assim, sem esponja! Fica perfeito em apenas uma lavagem! 

 

IMG_20171106_115625.jpg

 

IMG_20171106_115658.jpg

 

 

Ingredientes:

- 200mL de sabão de castela líquido - utilizei o da Dr.Bronners, sem cheiro (comprei aqui);

- 650mL de água;

- 5 gotas de óleo essencial de tea tree - devido às suas aparentes propriedades antibacterianas;

- 10 gotas de óleo essencial de laranja - porque cheira muito bem.

 

Juntei, numa garrafa antiga de água do Luso, todos os ingredientes e abanei bem! Feito!;) 

Depois foi só encher o dispensador mais pequeno que tenho junto ao lava-loiça.

 

Experimentem! Depois digam-me como correu 

Follow

2 comentários

  • Imagem de perfil

    JR

    06.11.17

    Também só conheci o sabão de castela este ano! Fiquei fã! Dizem, inclusivamente, que pode ser utilizado em muuuuitas mais coisas! Vou ter de ir experimentando ;)
    Obrigada por passares por este meu cantinho, querido Trip!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.